Diário Guaratuba - Notícias de Guaratuba

Fachin deixa Ex-Presidente Lula Elegível após Anular as Condenações Relacionadas a Lava Jato

 

Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou nesta segunda-feira (8) todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato.

Com a decisão, o ex-presidente Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível.

Ao decidir sobre pedido de habeas corpus da defesa de Lula impetrado em novembro do ano passado, Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula. Segundo o ministro, a 13ª Vara Federal de Curitiba, cujo titular na ocasião das condenações era o ex-juiz federal Sergio Moro, não era o "juiz natural" dos casos.

"Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal", diz o texto da nota.

Agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, à qual caberá dizer se os atos realizados nos três processos podem ou não ser validados e reaproveitados.

"Com a decisão, foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal", diz texto de nota à imprensa do gabinete do ministro.

De acordo com o gabinete do ministro, decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal restringiu o alcance da competência da 13ª Vara Federal.

"Inicialmente, retirou-se todos os casos que não se relacionavam com os desvios praticados contra a Petrobras. Em seguida, passou a distribuir por todo território nacional as investigações que tiveram início com as delações premiadas da Odebrecht, OAS e J&F. Finalmente, mais recentemente, os casos envolvendo a Transpetro (subsidiária da própria Petrobras) também foram retirados da competência da 13ª Vara Federal de Curitiba", diz a nota.

De acordo com o texto, nas ações penais envolvendo Lula, assim como em outros processos julgados pelo plenário e pela Segunda Turma do STF, "verificou-se que os supostos atos ilícitos não envolviam diretamente apenas a Petrobras, mas, ainda outros órgãos da Administração Pública".

(G1)

Retorno da pesca do camarão neste 1º de maio

 Como acontece todo ano o período do defeso do camarão termina nesta terça (30), possibilitando o retorno dos barcos ...

Geral

Aniversário de Guaratuba agita a cidade

 As Comemorações em alusão aos 253 anos de Guaratuba agitaram os últimos dias trazendo várias inaugurações além do ...

Geral

Programação Aniversário de 253 anos de Guaratuba

  Nesta sexta-feira (26) na programação do aniversário de Guaratuba de 253 anos!

Geral

Programa Mulher segura é apresentado durante reunião do ...

 Na noite desta quinta, (25) na Associação dos Delegados, foi realizada a reunião ordinária do Conselho Comunitário ...

Geral

Caso dos ratos na praia, qual o motivo, o que pode ser ...

 Nos últimos dias um dos assuntos mais comentados nas rodas de conversas e redes sociais é um video mostrando alguns ...

Geral

Conseg participa de evento sobre Projeto Mulher Segura do ...

 Ontem (22/04) a Presidente do Conselho municipal de Guaratuba Carla Kuntze participou do evento da Operação Mulher ...

Geral

Previsão do Tempo

 

booked.net


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Riviera - Matinhos

Ponte de Guaratuba