A reunião do CONSEG, Conselho Comunitário de Segurança de Guaratuba realizado nesta quinta (28), na Associação dos Delegados trouxe a tona vários assuntos e ações que já foram tomadas.
Um dos principais assuntos até em virtude do brutal assassinato ocorrido na terça passada cometido por moradores de rua, foi justamente as pessoas em condições de rua conhecidos como mendigos ou andarilhos. Uma ação da Prefeitura Municipal, Conseg e Acig foi a criação de uma campanha contra esmolas, o foco da campanha é que quem da esmola não da futuro, uma vez que as pessoas nessa condição acabam por encontrar condições para se manterem e por isso não procuram formas de tentar voltar para sua cidade, encontrar um emprego, buscar outro tipo de ajuda social.
O assunto dos andarilhos já havia sido discutido em uma outra reunião do Conseg inclusive foi levantada a questão da Casa Betania, albergue mantido com recursos da Paróquia São Francisco e alguns empresários e prefeitura de Guaratuba idealizado pelo Padre Antonio, que havia sido mencionado como uma das causas para o aumento do número de andarilhos na cidade o que não foi comprovado inclusive mais de 50 pessoas foram retiradas das ruas com a ajuda da Casa Betânia que tem regras para serem admitidos como:
- ter documentos de identidade (os que não tem são encaminhados ao instituto de identificação)
- passam por revistas na entrada
- tem horário para entrada e saída
- tem que informar ao sair onde vai e motivo
- só pode ficar por ate 90 dias e caso arrume um emprego tem que fazer uma contribuição simbólica para o albergue
Existe ainda sistema de monitoramento entre outras coisas que dão maior segurança tanto para quem usa os serviços como para os funcionários.
Outra situação já abordada em outras reuniões e que retornou à pauta foi a importância dos boletins de ocorrência uma vez que sem base estatística a PM não tem como mensurar a realidade de cada bairro, cidade sobre número de furtos, roubos, etc.
Sobre o que fazer em relação aos cuidadores de carro, dependendo do tipo de abordagem pode configurar extorsão o que é um crime e com a denúncia seja pelo 190 ou app da PM pode ser dado andamento a ocorrência, da mesma forma quando forem abordados de maneira mas ríspida ou até mesmo presenciar brigas, depredação do patrimônio público mesmo com situações simples como urinar ou defecar em via pública, dessa forma com a denúncia a Polícia pode tomar as devidas providências. A próxima reunião do Conseg está marcada para o dia 25 de abril na Associação dos Delegados a partir das 19 horas e toda a população de Guaratuba está convidada.